e o que vem é

pois bem, vamos falar sobre o politicamente correto, mas com preguiça: basicamente é um termo inventado por um grupo privilegiado que nunca sofreu opressão. a primeira restrição à liberdade não é tão forte, mas o corpo não está calejado - tanto que é dor doída por muito tempo

mas tem mais coisa a se discutir nessa treta toda. por exemplo, o que é ser privilegiado? o que é opressão? o que é liberdade?

privilegiado é aquele que tem fácil acesso ou que já possui o que é valorizado no seu grupo ou sociedade e o que ele valoriza por consequência

opressão é tudo que impede alguém de fazer algo que tenha vontade

liberdade é expressar a vontade. mesmo que não seja tua, que seja um vontade de outro

mas acho que o maior problema do politicamente correto é que somos narcisistas o suficiente para sempre pessoalizar a questão. quando denunciamos um abuso é no caminho de criminalizar, demonizar, patologizar a conduta e principalmente o agente. quando somos denunciados nos defendemos do jeito que podemos. a crítica nunca é bem vinda. sem o narcisismo exagerado não haveria sobreidentificações, incentivos de violência e polêmicas desnecessárias

- cara, não gostei daquilo que tu falou
- oxe... porque?
- me ofendi, já que já sofri com isso aí antes e não foi legal
- saquei. bem, não foi minha intenção ofender
- sei que não foi, só estou discutindo a piada
- pois é, também acho ela agressiva. porque será que é engraçada?
um exemplar da espécie diáloguis impossíbiliaus

o problema não é o preconceito, mas o que ele permite. é inútil combater o preconceituoso

Nenhum comentário: